Meu fundecitrus

Comunicação

Flórida deve ter a menor safra em 50 anos

A segunda estimativa para a safra 2015/16 da Flórida, divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) em 10 de novembro já aponta queda em relação à expectativa anunciada há um mês atrás.

Segundo o USDA, agora a estimativa é de 74 milhões de caixas, o que representa uma queda de 7,5% em relação à previsão inicial desta safra e uma redução de 23,5% em relação à produção da safra 2014/2015 (veja gráfico).

No seu relatório de 10 de novembro do USDA, todas a variedades, exceto para grapefruit vermelha e tangerinas tiveram queda. Se a previsão se confirmar será a menor safra de laranja da Flórida em mais de 50 anos.

De acordo com o pesquisador do Fundecitrus Renato Beozzo Bassanezi, a disseminação do greening (huanglongbing/HLB) em larga escala pelos pomares do estado norte-americano é a principal responsável pela queda na produção. "A safra da Flórida vem caindo desde 2012, resultado da alta incidência de greening, que já atinge mais de 70% das árvores do estado e reduz severamente a produtividade das plantas doentes", diz.

A redução da safra da Flórida serve de alerta para os citricultores paulistas pois mostra a importância do manejo correto do greening para a manutenção da produtividade dos pomares. "Na Flórida, os citricultores optaram por manter as plantas doentes no campo desde quando a doença foi identificada, em 2005, e agora perceberam que estavam errados, pois estas plantas estão produzindo cada vez menos e a alta incidência da doença impede que novos pomares sejam plantados e atinjam seu potencial produtivo. Por isso, é preciso manter o controle do psilídeo e a eliminação das plantas doentes dentro e fora das propriedades. Essa é a melhor maneira de barrar o avanço do HLB e manter a produtividade em alta", afirma o pesquisador.