Meu fundecitrus

Comunicação

Estrela D’Oeste recebe Dia de Campo sobre tecnologia de aplicação

No evento, produtores aprendem a realizar uma pulverização eficiente e reduzir custos

 

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) realizará um Dia de Campo sobre tecnologia de aplicação em Estrela D’Oeste, nesta sexta-feira (21), a partir das 8h30, no sítio União, na Rodovia Euclides da Cunha, km 574. O evento, gratuito, é voltado para citricultores, engenheiros agrônomos, consultores e funcionários de pomares.

 

No encontro, os participantes serão divididos em grupos e passarão por três estações que irão abordar os tipos de produtos, com informações sobre as formas de aplicação, níveis residuais e momentos certos para a pulverização; modo adequado de usar as tecnologias de aplicação e de preparação da calda, para obter mais eficiência da ação do defensivo com redução dos custos; e monitoramento do psílideo Diaphorina citri, inseto transmissor do greening, com informações sobre o ciclo de vida, identificação e monitoramento.

 

A região de Estrela D’Oeste apresenta baixos índices da doença, considerada a mais séria da atualidade na citricultura. O greening exige cuidados para não comprometer a saúde e rentabilidade do pomar. O manejo é baseado na identificação e eliminação de plantas doentes, controle do psilídeo – uma vez que o inseto se alimenta de uma planta contaminada, ele transmite, até o final de sua vida, a bactéria do greening para as demais árvores - e uso de mudas sadias.

 

O treinamento foi montado por cientistas e engenheiros agrônomos do Fundecitrus, em parceria com o Instituto Agronômico. Além da redução de custos, a tecnologia de aplicação diminui significativamente os impactos ao meio ambiente. “A técnica destina a quantidade correta de defensivos que é utilizada, diminui a quantidade de gás carbônico liberada, já que minimiza o tempo do uso de tratores para a pulverização, e economizar água na aplicação”, explica o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Edson Eduardo Uliana, que atua na região de Estrela D’Oeste.

 

 

Durante a prática, os participantes receberão o guia técnico sobre a tecnologia de aplicação. O Dia de Campo de Estrela D’Oeste faz parte da “Jornada do Conhecimento” promovida pelo Fundecitrus, em comemoração aos seus 35 anos de fundação. Este ciclo de eventos, com palestras e dias de campo, está percorrendo 23 cidades do parque citrícola, abordando temas atuais e relevantes para a fitossanidade dos pomares de citros.



O Fundecitrus tem como uma de suas missões levar conhecimentos atualizados e capacitação aos profissionais ligados à citricultura, por meio de cursos, palestras e treinamentos sobre pragas e doenças de citros, além de tecnologia de aplicação de produtos de forma a realizar um manejo eficiente e responsável do pomar. Solicitações destas técnicas podem ser feitas pelo telefone 0800 112155.

Serviço:

Dia de Campo sobre tecnologia de aplicação
Data: 21/8, sexta-feira
Horário: 8h30
Local: Sítio União, na Rodovia Euclides da Cunha, km 574 – Estrela D’Oeste

Tags: