Meu fundecitrus

Comunicação

Encontro discute manejo regional do greening na região Sudoeste Paulista

Fundecitrus participa de evento que ocorre em Santa Cruz do Rio Pardo

 

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) irá participar de um encontro sobre manejo regional do greening na região Sudoeste Paulista, na próxima terça-feira, 9 de outubro, às 14 horas, em Santa Cruz do Rio Pardo.

 

O encontro, organizado por um grupo de citricultores que realiza um trabalho conjunto, vai discutir e aprimorar as ações para o manejo do greening. “O sucesso da técnica nessa região é notório. O nosso objetivo é aperfeiçoar cada vez mais a aplicação para termos resultados mais satisfatórios na luta contra o greening”, diz o supervisor de pesquisa e desenvolvimento agrícola da Agroterenas, Márcio Augusto Soares.

 

Os pesquisadores científicos do Fundecitrus Marcelo Pereira de Miranda e Renato Beozzo Bassanezzi apresentarão resultados e novas informações da área de manejo, entre elas os índices do monitoramento de psilídeo, e apresentarão ações para que os procedimentos sejam mais eficazes.


Manejo regional é essencial na luta contra o greening


Um estudo desenvolvido pelo Fundecitrus mostrou que o manejo regional do greening, realizado em conjunto por propriedades vizinhas, é mais eficaz que o manejo local, restrito a apenas um pomar. Segundo Bassanezi, responsável pelo estudo, em uma área experimental onde foi feito o manejo regional, a doença apareceu 10 meses mais tarde do que na área somente com controle local e cercada por pomares sem controle do greening.


Outros benefícios da técnica apontados pelo estudo foram a redução da população de psílideos, insetos vetores da doença, principalmente os infectivos, ou seja, aqueles capazes de transmitir o greening devido ao uso de pulverização conjunta e da eliminação de plantas doentes, o que diminui a fonte de contaminação.


De acordo com os estudos do Fundecitrus a incidência do greening nas áreas de manejo regional foi 10 vezes menor do que nas áreas de controle local.


O manejo local pode não ser suficiente para controlar a doença se existirem fontes de inóculo (plantas doentes e psilídeos infectivos) próximas. “Por isso, o manejo regional se torna essencial para uma política eficaz no combate ao greening”, afirma Bassanezi.


Confira a programação completa do encontro:
14h - Atualizações das informações e resultados a respeito da área de manejo – Fundecitrus
15h - Contribuição da FMC para a sustentabilidade da citricultura diante do cenário atual – FMC Agricultural Products
16h - Intervalo 
16h15 - Estratégias para obter alta performance na produção citrícola no atual cenário – Markestrat
17h40 - Debate
18h - Confraternização

 


Serviço:
Encontro sobre manejo regional no Sudoeste Paulista
Data: 9 de outubro de 2012
Horário: 14h
Local: Restaurante Os Galeguinhos, na Avenida Coronel Clementino Gonçalves, s/n°, Centro – Santa Cruz do Rio Pardo

Tags: