Meu fundecitrus

Comunicação

Dia de campo mostra efeito da adoção de medidas integradas para o controle de cancro cítrico

O Fundecitrus, em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Cocamar, realiza, em 15 e 16 de março, o 3º Dia de Campo sobre o controle de cancro cítrico, nos municípios de Xambrê e Guairaçá, no Paraná. No evento serão apresentados como o manejo integrado com a instalação de quebra-vento, aplicação de cobre, controle do minador e escolha de variedades podem contribuir para minimizar os efeitos da doença.

O dia de campo é destinado a citricultores, agrônomos e técnicos que atuam na citricultura. As visitas começam na quarta-feira pelo campo experimental onde são avaliadas as medidas de prevenção e manejo, que fica na Estação Experimental do Iapar, em Xambrê. Os participantes poderão conferir a incidência da doença em plantas tratadas com oito combinações das medidas de manejo que envolvem quebra-vento, aplicação de cobre e controle do minador dos citros (clique aqui para assistir ao vídeo sobre o experimento).

No dia seguinte, a visita será no experimento que testa a capacidade de resistência de 76 variedades, a maioria laranjas, ao cancro cítrico, na Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) da Cocamar, em Guairaçá.

O experimento de Xambrê foi instalado em 2010, e o de Guairaçá em 2012. A primeira tentativa de iniciar as pesquisas para avaliar o efeito das medidas de manejo integrado começou em 2003, em Ilha Solteira/SP, mas não foi possível dar continuidade devido à obrigatoriedade de erradicar as plantas com cancro cítrico no Estado de São Paulo. O experimento então foi direcionado para o Paraná, onde a doença é endêmica.

“Essa é a última oportunidade dos citricultores visitarem o experimento e conhecerem de perto o efeito das medidas, pois este ano será finalizado. Também é um momento de tirar dúvidas em relação ao manejo da doença, que passa a ser permitido no Estado de São Paulo a partir de março”, diz o pesquisador do Fundecitrus Franklin Behlau, responsável pela pesquisa.

As inscrições são gratuitas e vão até 13 de março (clique aqui para se inscrever).

 

Tags: