Meu fundecitrus

Comunicação

Ciclo de cursos de HLB capacita 470 profissionais da citricultura

O ciclo de cursos de “Gestão Estratégica de HLB” realizado pelo Fundecitrus, de janeiro a setembro, capacitou 476 profissionais para o controle da pior doença da citricultura nas principais regiões produtoras do parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais.

Foram realizados 13 cursos nos municípios de: Aguaí, Araraquara, Avaré, Bebedouro, Cordeirópolis, Frutal, Holambra, Limeira, Lins, Lucianópolis, Novo Horizonte, Olímpia e Pirajuí.

Citricultores, engenheiros agrônomos e administradores foram capacitados para aplicar no campo as técnicas de controle da doença, para que o manejo seja feito de maneira eficaz e econômica. O conteúdo abordou o impacto de HLB na produção e qualidade da fruta, a situação da doença no estado de São Paulo, os cenários de manejo e os 10 mandamentos para controlar a doença, além de técnicas para fazer a coleta e organização dos dados de campo, planejamento e avaliação dos resultados do manejo.

O HLB (huanglongbing/greening) é responsável por prejuízos no mundo todo. Somente no Brasil, provocou a eliminação de, pelo menos, 40,85 milhões de plantas no estado de São Paulo, além de ter dizimado a citricultura de regiões tradicionais no cultivo de laranja. No parque citrícola, estão contaminadas 16,92% das laranjeiras.

Clique aqui e acesse o conteúdo do curso.