Meu fundecitrus

Comunicação

Cancro, doenças fúngicas e greening são temas de palestras em cinco cidades nesta semana

Aguaí, Fernandópolis, Monte Azul Paulista, Itápolis e Capão Bonito terão orientações de especialistas nas doenças de citros


O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) realiza, durante esta semana, vários palestras com o objetivo de levar informações sobre as doenças e pragas da citricultura ao produtor. Todos os eventos são gratuitos e abertos a produtores, consultores, administradores e funcionários de pomares de citros.

 

Na quarta-feira, dia 25, o pesquisador do Fundecitrus Geraldo José da Silva Junior irá a Aguaí conversar com os produtores sobre a retirada do carbendazim do controle das doenças fúngicas. Resíduos do defensivo encontrados no suco de laranja brasileiro fizeram com que cargas da bebida fossem rejeitadas nos Estados Unidos e sua compra suspensa.

 

O pesquisador irá orientar os citricultores sobre como proceder no manejo da pinta preta e da podridão floral sem o uso do produto. A palestra ocorre no Sindicato Rural, que fica na Rua 15 de Novembro, nº 812 , às 19h30.

 

Na quinta-feira, dia 26, os citricultores de Fernandópolis poderão tirar suas dúvidas sobre cancro cítrico com o pesquisador científico do Fundecitrus José Belasque Junior, em uma palestra no Parque de Exposições "Percy Waldemir Semeghini", às 19h30.

 

O especialista irá fazer um balanço da situação da doença no Estado de São Paulo e na região, ressaltar os cuidados com a doença e traçar uma perspectiva sobre a sua condição no futuro. Também irá apresentar os resultados das pesquisas realizadas no Fundecitrus e entidades parceiras.

 

Em 2011, a incidência de cancro cítrico a incidência de cancro cítrico saltou de 0,44%, em 2010, para 0,99%, e bateu o recorde de contaminação.

 

Este também será o tema da palestra de Belasque no evento que comemora o Dia do Agricultor, em Monte Azul Paulista, na sexta-feira, dia 27, que terá também a participação do ex-ministro Roberto Rodrigues, como palestrante. O encontro ocorre das 8h às 14h, no Centro de Lazer Centenário e é uma parceria do Fundecitrus com a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

 

O cancro também será tema de palestra do engenheiro agrônomo do Fundecitrus Neldson Barelli, Chácara Viradouro – Bairro da Areia, em Itápolis, às 8h30, de sexta-feira. O evento faz parte do Seminário de Desenvolvimento Rural “Dia Do Agricultor”, promovido pelo Sindicato Rural do município.

 

Ainda na sexta-feira, o supervisor técnico do Fundecitrus Antonio Celso Libanore estará em Capão Bonito para falar do manejo de pinta preta, podridão floral e greening. A palestra integra a programação do 4º Encontro de Citricultura da Região Sudoeste do Estado de São Paulo, promovido pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC e pela APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), que ocorre a partir das 8h, no Polo Regional do Sudoeste Paulista – APTA, que fica na Rodovia Sebastião de Camargo Vaz Penteado (SP 250), km 232.

 


Agenda:

O manejo de doenças fúngicas sem o uso do carbendazim
Palestrante: Geraldo José da Silva Junior
Data: 25/07/2012, às 19h30
Local: Sindicato Rural - Rua 15 de Novembro, nº 812 – Aguaí/SP

 


Perspectivas sobre cancro cítrico 
Palestrante: José Belasque Junior
Data: 26/07/2012, às 19h30
Local: Parque de Exposições Percy Waldir Semeghini – Pavilhão da Agricultura - Fernandópolis/SP

 


Perspectivas sobre cancro cítrico 
Palestrante: José Belasque Junior
Data: 27/07/2012, às 10h30
Local: Centro de Lazer Centenário - Rua Angelo Sasso - Monte Azul Paulista/SP

 


Situação Regional do Cancro Cítrico 
Palestrante: Neldson Barelli
Data: 27/07/2012, às 8h30
Local: Chácara Viradouro – Bairro da Areia – Itápolis/SP

 


Manejo de pinta preta, podridão floral e greening
Palestrante: Antonio Celso Libanore
Data: 27/07/2012, às 11h
Local: Polo Regional do Sudoeste Paulista – APTA - Rodovia Sebastião de Camargo Vaz Penteado (SP 250), km 232 – Capão Bonito/SP

 

Tags: