Meu fundecitrus

Comunicação

Assessor do Ministério da Ciência e Tecnologia visita o Fundecitrus para conhecer impactos do HLB

O pesquisador e assessor técnico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Ruy de Araújo Caldas esteve no Fundecitrus, em 13 e 14 de julho, para conhecer os impactos sociais e econômicos do greening (HLB) na citricultura brasileira.

Caldas atua na formulação de políticas públicas e execução de programas estratégicos que têm a biotecnologia como base do desenvolvimento científico e tecnológico. O objetivo da visita é obter informações que auxiliem na formulação de planos para a contenção do avanço do greening e diminuição dos danos causados à citricultura.

"É necessário elaborar um plano nacional de investimento em tecnologia para reduzir o impacto do greening na citricultura, devido ao risco econômico e social. O intuito é subsidiar linhas de apoio para contribuir com o desenvolvimento de soluções estratégicas para setor", afirma Caldas.

Durante a visita, o pesquisador conheceu os trabalhos do Fundecitrus relacionados ao greening, os laboratórios da entidade e experimentos de campo. "Estive no Fundecitrus nos anos 90, com esse retorno pude ver a evolução da instituição e conhecer uma equipe articulada e estruturada. Espero que possamos atuar juntos em prol da citricultura", diz.


Caldas tem longa experiência acadêmica em universidades como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz "Esalq/USP" e a Universidade de Brasília (UNB). Atualmente, além de prestar assessoria ao MCTI, é secretário executivo da Rede Pró Centro-Oeste e professor da Universidade Católica Dom Bosco.