Comunicação

Artigo do presidente: A cadeia produtiva de citros total

A citricultura, como em muitos dos agronegócios, vem sendo trabalhada do ponto de vista sistêmico para melhor entender as relações entre seus elos. O fundamento desse enfoque é avaliar a produção agrícola em todas as etapas do processo. Hoje os setores de comércio e políticas públicas acompanham a cadeia produtiva dentro dessa perspectiva e seu potencial na evolução de ações para valorizar esse importante componente de nossa economia e do tecido social.

 Na sua fundamentação estão os trabalhos sobre filiere ou de supply chain. De forma simplificada a cadeia produtiva pode ser entendida como “a ligação e inter-relação de vários elementos segundo uma lógica para ofertar ao mercado produtos da agricultura in natura ou processados”. Embora se entenda a existência desse encadeamento, os setores têm sido tratados de forma isolada, considerando a evolução histórica da produção e comercialização. Todavia, o conhecimento da evolução de cada segmento da cadeia de citros se torna cada vez mais relevante, incorporando de forma mais intensa os segmentos ligados à qualidade e à sustentabilidade.

O Fundecitrus entendendo essa modernização vem se reorganizando para atuar com efetividade naqueles que conduzirão ao melhor relacionamento do ponto de vista do setor. Os elementos da cadeia produtiva de citros estão presentes nos diferentes produtos cítricos e o entendimento de cada envolvido traz vantagens operacionais e estratégicas para toda a citricultura. O Fundecitrus se concentrou, ao longo de sua história, no suporte à manutenção da produtividade e competitividade do produto agrícola.

Sua atuação sempre foi de enfoque solidário envolvendo as instituições ligadas à sua missão estratégica. As demandas dos diferentes elementos da cadeia passaram a orientar nossa missão, com destaque nas exportações e na qualidade exigida pelos mercados. Essa nova realidade exige contínuo aprimoramento na gestão da cadeia produtiva. A conceituação da cadeia produtiva permite uma visão sistêmica dos elementos envolvidos em cada etapa do processo produtivo. É evidente que esse encadeamento de diferentes segmentos da sociedade caracteriza a complexidade e as relações, nem sempre simples, exigindo contínua avaliação para garantir seu futuro e sua contribuição social e econômica.

O conhecimento detalhado de cada passo da cadeia produtiva é fundamental para uma política de gestão tecnológica e científica. Castro e colaboradores destacam a importância dos impactos dessa gestão no desenvolvimento setorial com ênfase na eficiência, pesquisa e desenvolvimento e o fundamental exercício de boas práticas entre os diferentes elos.

Esse cenário leva o Fundecitrus a rever suas estratégias ampliando ações em segmentos que hoje impactam na demanda e na competitividade de ter os citros como um produto saudável e sustentável. O desafio será preparar um ambiente para que a cadeia como um todo seja beneficiada das oportunidades de mercado identificando suas debilidades e potencialidades, cooperações técnicas nos elementos comuns garantindo sua competitividade dentro do espírito de boas práticas. Essa ação cooperativa fornecerá informações para entender de forma sistemática as consequências das ações internas e externas.

Lourival Carmo Monaco

Presidente do Fundecitrus

Presidente da Câmara Setorial da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)