Comunicação

AEASP presta homenagem aos melhores profissionais da agronomia em 2016

A Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) fez a sua tradicional Cerimônia da Deusa Ceres na quarta-feira, 3 de maio de 2017, no Centro de Cana do IAC/Apta, Ribeirão Preto (SP), durante a Agrishow.

Como ocorre todos os anos, a entidade, por meio de seu Conselho Deliberativo, mediante proposta fundamentada pela diretoria e pelos associados, escolhe os engenheiros agrônomos que serão laureados. O objetivo é reconhecer a contribuição desses profissionais para o universo dos agronegócios.

Os profissionais escolhidos serão homenageados na cerimônia da Deusa Ceres com as medalhas Fernando Costa e Joaquim Eugênio de Lima, além da estátua da Deusa Ceres, entregue ao Engenheiro Agrônomo do Ano. A associação também premia profissionais da comunicação com o Destaque “Comunicação Rural”, que este ao vai para o jornalista José Hamilton Ribeiro, do programa Globo Rural.

O título de Engenheiro Agrônomo do Ano, concedido pela AEASP desde 1972, será concedido a José Carlos Gonçalves, produtor rural e um dos expoentes da cafeicultura no Brasil. Já a medalha Fernando Costa, é concedida aos profissionais desde 199, são sete categorias de premiação.

Medalhas Fernando

Ação ambiental

Roberto Mello de Araújo, gerente sênior de comunicação, marketing digital e sustentabilidade para a América Latina, da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf.

Assistência técnica e extensão rural

Jovino Paulo Ferreira Neto, com vasta experiência na área de assistência técnica, o agrônomo é diretor-técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI-SAA), Regional Guaratinguetá.

Cooperativismo

Simon Johannes Maria Veldt, presidente da Cooperativa Agroindustrial Holambra II.

Defesa agropecuária

Mário Sérgio Tomazela é coordenador adjunto da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e diretor da Defesa Vegetal do Estado de São Paulo, responsável pela elaboração de projetos jurídicos voltados à Segurança Fitossanitária do Agronegócio Paulista.

Área de ensino

Marcos Fava Neves especializou-se em planejamento e gestão estratégica e fez pós-graduação em administração, na FEA/USP. É professor titular da FEA/USP em Ribeirão Preto, também fundou a Markestrat, um centro de projetos e pesquisas em marketing e estratégia.

Iniciativa privada

Após ter trabalhado em diversas empresas multinacionais, Lincoln Hiroshi Miike abriu sua própria empresa. É sócio-gerente na empresa Vetquímica Comercial Agrícola LTDA. Também possui participação nas empresas Ambientec, Protec, Nacional Frutas, Ecograpes, Vinor Agronegócio e GPD Vetquímica.

Pesquisa

Antonio Batista Filho, doutorado na área de entomologia, com especialização em controle biológico de pragas, é o diretor-geral do Instituto Biológico de São Paulo.

Medalha Joaquim Eugênio de Lima

Taís Tostes Graziano foi professora na área de floricultura, plantas ornamentais e paisagismo na Unesp–Jaboticabal e pesquisadora na área de floricultura e plantas ornamentais do IAC. Dentre as atividades que desenvolveu, destaca-se a sua participação na Comissão de Elaboração do Plano Diretor do Parque da Água Branca.

Destaque Comunicação Rural

José Hamilton Ribeiro, premiado repórter com mais de meio século de jornalismo e 15 livros publicados. Aos 81 anos de idade ainda faz reportagens para o programa Globo Rural, onde trabalha desde a década de 1980.

(Informações da assessoria de imprensa da Agrishow)