Meu fundecitrus

Comunicação

2º Dia de Campo de cancro cítrico reúne mais de 70 citricultores em experimento no Paraná

O 2º Dia de Campo sobre controle de cancro cítrico organizado pelo Fundecitrus, em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná e a Cocamar, teve início nesta quarta-feira (16), em Xambrê (PR).

O primeiro dia do evento reuniu mais de 70 pessoas, entre elas citricultores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, administradores de fazendas e consultores. Produtores paranaenses e representantes da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) também participaram da visita ao experimento das medidas de prevenção e controle do cancro cítrico, que fica na estação experimental do Iapar.

Os participantes viram no campo a diferença das áreas com e sem as medidas de controle da doença, e observaram a incidência do cancro cítrico em plantas submetidas a oito combinações diferentes de tratamentos que têm como base a instalação de quebra-ventos, aplicação de cobre e controle do minador dos citros.

No final do encontro, os citricultores partiram para Guairaçá, onde amanhã (17) acontece o segundo dia do evento, na Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) da Cocamar. No local, funciona um experimento que testa a capacidade de resistência de 76 variedades de laranjas e tangerinas ao cancro cítrico.