Alerta Fitossanitário

Região Paranavaí - PR

O grupo da regional de Rolândia (atualmente está em fase de implantação) teve início  agosto de 2016 e, a partir de janeiro de 2017 passou a alimentar o Sistema de Alerta Fitossanitário em parceria com o Fundecitrus. O sistema está implantado atualmente em uma área de 2,8 mil hectares de plantio de citros, somando 1,3 milhões de plantas.

A presença do psilídeo é realizada em avaliações quinzenais com armadilhas adesiva amarelas em locais formados por propriedades citrícolas. Setenta propriedades participam das avaliações, checando a presença do psilídeo em 266 pontos monitorados.

 O grupo realiza pulverizações em conjunto e participa de reuniões com o objetivo de alinhar as técnicas de manejo do HLB, avaliar a eficácia das medidas tomadas e planejar novas ações. Na região ainda não foi realizada nenhuma aplicação conjunta pelas propriedades que estão distribuídas por 22 municípios: Alto Paraná, Cruzeiro do Sul, Floraí, Guairaçá, Inajá, Loanda, Mandaguaçu, Maringá, Nova Londrina, Ourizona, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Rondon, Santa Izabel do Ivaí, Santa Mônica, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Tomé e Tapira e Terra Rica.

Notícias

Apoio